O que é Medula Óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na Medula Óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
O que é transplante de Medula Óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue. Consiste na substituição de uma Medula Óssea doente ou deficitária por células normais de Medula Óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável, e com isso, salvar uma vida.
Qual a diferença entre Medula Óssea e Medula Espinhal?

A Medula Óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos na região da bacia, enquanto que, a Medula Espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
A doação da Medula Óssea não tem nada a ver com a Medula Espinhal.
Como é o transplante para o doador?
Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde, pois a medula do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias.
CADASTRE-SE NO HEMOCENTRO DA SUA CIDADE.
|